Confira nesse artigo quais são as principais formas de pagamento leilão de veículos e aproveite para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto!
Participar de um leilão pode ser muito vantajoso, afinal, você pode conseguir bens pela metade do valor vendido no mercado. Mas você sabe quais são as formas de pagamentos leilão de veículos aceitas?
Há quem pense que para pagamento leilão é preciso ter somente o dinheiro à vista. No entanto, há outras formas que podem estar disponíveis a depender do tipo de leilão e do edital em si.
Saiba como funciona os leilões e conheça as formas de pagamento leilão de veículos que existem.
Como funciona os leilões?
Os leilões ou hastas são um modelo de licitação de bens previstos e amparados pela lei. Ou seja, é uma disposição de propriedades de concorrência pública ou privada que ao maior lance se determina um arrematante, um novo proprietário.
Há dois tipos de leilão, os leilões judiciais e os leilões extrajudiciais. A diferença entre ambos está diretamente ligada ao nome. Enquanto um está na intermediação da justiça, o outro não está.
Em outras palavras, um leilão judicial ocorre a partir de ações que forçam a alienação de um bem que vai a leilão para que sejam cumpridas obrigações legais por parte do devedor.
Já em um leilão extrajudicial o acordo é previsto entre o proprietário dos bens e o organizador do leilão podendo ser uma instituição financeira, empresas privadas, órgãos públicos, por exemplo.
Como é feito o pagamento leilão de veículos?
Com o bem arrematado, o arrematante deve fornecer o pagamento do item adquirido em leilão, em plataformas online. No caso de leilões digitais, o leiloeiro irá comunicar o vencedor do leilão em prazos de aproximadamente 25 horas. E os pagamentos normalmente ocorrem de acordo com o disposto em edital.
Por isso é altamente recomendável que se leia com atenção o edital do leilão que se irá participar. Afinal, é nele que contem não só as informações sobre o pagamento dos bens arrematados, mas todas as outras dúvidas que podem surgir no processo.
Quais as formas de pagamento leilão de veículos?
Agora que já sabe como é feito o pagamento, chegou o momento de saber quais são as formas de pagamentos leilão de veículos aceitas. Via de regra, o que mais se conhece é o pagamento à vista sobre o bem arrematado.
Esse formato de pagamento pode ser feito por meio de boleto no caso de leilões extrajudiciais ou de uma guia judicial no caso de leilões judiciais. Ambos serão emitidos pelo leiloeiro e enviados ao arrematante no prazo estabelecido no edital do leilão.
No entanto, em se tratando de leilões, este não é o único formato. Existem outros meios de pagamentos leilão de veículos, que podem variar de leilão para leilão.
Por exemplo, no caso de instituições financeiras o pagamento tende a ter as vantagens do mercado tradicional. Isto é, os pagamentos leilão de veículos por meio de leilões realizados por bancos pode ter a oferta inclusive de financiamento pelo bem adquirido. Em outros casos alguns leilões podem oferecer parcelamento do bem arrematado de até 60 meses.
Como você pode ver as formas de pagamentos leilão de veículos variam por tipo de leilão, realizador do leilão e até mesmo modalidade online ou presencial.
Por isso é sempre muito importante estar atento as disposições gerais sobre o evento, antes de se aventurar a dar seus lances.
Conclusão
Um leilão é uma ótima maneira de fazer negócios lucrativos. Contudo, é sempre preciso tomar alguns cuidados e não somente com o pagamentos leilão de veículos, mas também com a segurança e confiabilidade dos sites e eventos que se tende a participar.
Busque se informar, conhecer um pouco mais sobre o leiloeiro em questão, ler o edital com atenção e procurar informações relevantes com pessoas mais experientes no assunto!
Fonte: https://detranmg.net.br/pagamento-leilao-de-veiculos/